O coto, a prótese e seus acessórios demandam de um cuidado especial que nunca deve ser ignorado na rotina diária do amputado. São esses cuidados que irão garantir um uso adequado do equipamento, maior durabilidade e mais saúde. Vamos conhecer quais cuidados são esses:
CUIDADOS COM O COTO
TRANSPIRAÇÃO
Caso você esteja realizando alguma atividade física mais intensa e ou em um dia de muito calor, que possa resultar em transpiração excessiva, remova periodicamente o liner e seque-o e o seu coto também, para evitar um deslizamento do liner no membro e sua prótese venha a escapar.
O uso do liner pode fazer que haja mais transpiração. É normal isso acontecer e conforme o uso, irá diminuindo até normalizar. Caso tenha um aumento elevado de suor durante o uso, diminua o número de horas consecutivas de utilização da prótese, na fase inicial. Aumente gradualmente o tempo de uso para permitir que a pele se acostume.
ALTERAÇÃO DE VOLUME DO SEU COTO
É completamente normal o volume do seu coto mudar de volume durante o dia.
Pode acontecer do encaixe ficar folgado ou apertado conforme o tempo de uso da prótese. Pode ser efeito da variação diária do volume ou se persistir, é necessária uma avaliação de manutenção. Fique atento.
CUIDADOS GERAIS COM O COTO
O coto é a parte do membro que permanece após uma amputação. No entanto, o que nem todo mundo sabe é que para que a cicatrização desse coto seja correta é fundamental ter alguns pequenos cuidados diários.
- Inspecione seu coto diariamente e sempre que realizar atividades pesadas ou prolongadas.
- Lavar o coto: Deve-se lavar com água morna e sabão neutro pelo menos 1 vez ao dia. Evite água muito quente ou produtos químicos. Eles podem secar a pele, atrasando a cicatrização.
- Secar o coto: É importante ser seco sem raspar na cicatriz e com toalha macia.
- Fazer massagem ao redor do coto: Utilizando um creme hidratante, o paciente deve fazer uma massagem em torno do coto. Ela ajuda a hidratar a pele, proporcionando melhora na circulação do coto.
- Enfaixe o seu coto conforme as orientações recebidas. Mantenha sempre enfaixado quando não estiver com a prótese.
- Não use almofadas e travesseiros sob o coto quando estiver em repouso.
Os cuidados devem ser completos, indo mais além do que os de higiene. Além deles, o amputado deve também:
- Manter o coto sempre em posição funcional: a posição do coto deve ser semelhante à quando existia o membro completo. Isso ajuda a manter a mobilidade do mesmo.
- Mudar o corpo de posição: Sempre troque de posição para evitar contraturas.
- Mantenha sempre os exercícios que foram orientados pelo Fisioterapeuta responsável pela sua reabilitação. Isso irá ajudar a melhorar a flexibilidade e a força do coto e sua capacidade de movimentar a prótese.
- Tomar banhos de sol: a vitamina D, com a ajuda do sol, fortalece o osso e a pele do coto.
- Não deixar o coto pendurado: nunca deixe o coto sem apoio, como por exemplo fora da cama ou cruzado sob as pernas.
- Evitar pancadas: Pequenos traumas no coto prejudicam a sua cicatrização.
- Pele inflamada: deve-se remover imediatamente o irritante e aplicar talco ou um creme de corticoides de baixa potência.
- Ruptura da pele: a prótese não deve ser utilizada até a cicatrização do ferimento.
Por fim, vale lembrar: beber muita água durante o dia e manter uma alimentação equilibrada e rica em alimentos alimentação rica em alimentos cicatrizantes, como frutas cítricas, brócolis e espinafre, ajudam a manter as células da pele e dos tecidos hidratadas e saudáveis. Isso acelera a cicatrização e previne uma série de problemas, como infecções.
COMO ENFAIXAR O COTO?
LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DA PRÓTESE
A sua prótese demanda cuidados para sempre estar em excelentes condições de uso e aumentar a sua durabilidade. Para isso é importante ter atenção para algumas informações de como cuidar dela:
- É importante manter sempre a sua prótese limpa e seca.
- Ao guardar, coloque a prótese em local seguro para evitar que ela caia.
- Nunca molhe. Nunca tome banho com a prótese no chuveiro, na piscina, no mar, em rios, lagos.
- Não lubrifique.
- Não ande descalço.
- Não altere a altura dos calçados sem consultar o técnico.
- Não tente fazer manutenção técnica por sua conta.
- O interior do encaixe pode ser lavado com sabão neutro sempre que finalizar a utilização da prótese. As próteses padrão não são a prova de água, nem resistentes a água. Consequentemente, se mesmo uma parte da prótese for molhada, deve ser secada imediatamente e completamente; não deve ser aplicado calor sobre ela.
- Pacientes que nadam ou preferem banho de chuveiro com a prótese, devem fazer uma prótese com peças a prova d’água.
- Se seu membro residual ficar diretamente dentro do encaixe sem usar um liner, como se você estiver usando sucção a vácuo, você deve limpar seu encaixe diariamente para manter a saúde ideal do coto.
- Desinfete o encaixe com um spray de álcool.
Tomando todos os cuidados, você terá uma prótese muito bem conservada e que irá te possibilitar muita qualidade de vida.