Menu

Prótese Membro Superior

 

 

Conheça os principais tipos de componentes de próteses para membro inferior que a Próteses News dispõe para a sua retomada de qualidade de vida.

 

PÉS

 

Os pés protéticos são de suma importância, pois são eles que farão o contato com o solo e proporcionar o apoio para a marcha do amputado. Existem diversos tipos de pés protéticos, que podem ser mais simples com núcleo de madeira, feitos em lâmina simples ou bipartida de fibra de carbono até os mais tecnológicos, com melhor resposta a distribuição da marcha e eletrônicos, que proporcionam uma marcha mais próxima a natural.

 

Conheça abaixo algumas opções de pés protéticos para amputações de membros inferiores:

 

Para Amputação Parcial de Pé

Para Amputação Parcial de Pé

Dentre os diversos níveis de amputação parcial de pé, ha soluções variadas para esta amputação que vão, desde palmilhas/botas com preenchimento até uso de lâminas de fibra de carbono.

Pés Articulados / Dinâmicos

Pés Articulados / Dinâmicos

Estes são modelos mais simples, que contam com núcleo de materiais diversos, entre espuma especial ou madeira. O dinâmico possui um caminhar mais suave e os articulados possuem um mecanismo que permite uma marcha mais articulada.

 

Pés em Fibra de Carbono

Pés em Fibra de Carbono

Pés construídos com fibra de carbono, com formato de lâmina simples ou bipartida.

Proporcionam um caminhar mais fluído e confortável, distribuindo melhor a energia do passo.

Pés Eletrônicos

Pés Eletrônicos

Pés em fibra de carbono e diferenciados por possuir núcleo de processamento eletrônico, o que proporciona mais dinamismo e uma marcha mais próxima do natural.

 

JOELHOS

 

Entre as muitas opções e classificações de joelhos protéticos, escolher um é uma tarefa complexa devido a diversos fatores, como exemplo, atividades que o amputado realizará com a prótese, peso, mobilidade, idade, entre outros.

Os joelhos possuem duas variações entre a forma como se movimenta a sua articulação. A articulação pode ser do tipo bloqueado, que são mais indicados para pacientes idosos ou bilaterais por causa de funcionamento sem demanda de muita energia e equilíbrio. Já os funcionais são utilizados em pacientes com condição física que lhes permita controlar o mecanismo de flexão e extensão do joelho, exigindo mais energia, equilíbrio e visão do paciente.

Os Monocêntricos são joelhos que tem apenas 1 eixo e possuem mecanismo de flexão que funciona como uma dobradiça simples. Os Policêntricos possuem um movimento que procura reproduzir o movimento da articulação do joelho humano e são os únicos que podem ser usados em pacientes de desarticulação de joelho, pois funcionam em pouco espaço, não demandando aumento no encaixe da prótese.

Os Joelhos também possuem sistemas de freio que diferenciam, além das características acima, o seu funcionamento durante o ciclo de marcha. Podem ocorrer casos de um modelo de joelho possuir dois ou mais características juntas, como um joelho mecânico hidráulico. Os principais sistemas são:

 

Joelho Mecânico

Joelho Mecânico

São Joelhos que possuem o funcionamento de forma mecânica para gerar o ciclo de marcha. Como uso de mola auxiliar de extensão ajustável e integrada controla a fase de oscilação, como o 3R90

Joelho Pneumático

Joelho Pneumático

São Joelhos com a seção inferior da junta formada como um cilíndro pneumático, que movimenta através de ar comprimido, como o 3R78

Joelho Hidráulico

Joelho Hidráulico

Joelhos que possuem um sistema de freio por controle hidráulico, que permite um caminhar mais confiante e seguro. Alguns modelos podem ser à prova d´água, como o 3R80

Joelho Eletrônico

Joelho Eletrônico

São joelhos controlados por núcleo de microprocessamento eletrônico. Modelos de alta tecnologia e que proporcionam uma marcha mais natural. O Genium X3 possui o diferencial de ser à prova de água.

 

ESPORTIVA

 

A prática de atividade física é muito importante para todos, e amputados não ficam de fora. Para uma prática melhor e com bom desempenho, eles contam com componentes para prótese com tecnologia esportiva. Esportes que mais se beneficiam desse tipo de prótese são: corrida, atletismo, entre outros. Conheça abaixo alguns componentes esportivos para prótese.

Lâmina de Corrida

Lâmina de Corrida

Tanto para corrida como para saltos, as lâminas são os pés especiais em próteses esportivas. Feitas inteiras em fibra de carbono altamente resistente e com tecnologia, ajudam ao atleta a sempre atingir resultados melhores.

Joelho Esportivo

Joelho Esportivo

Assim como as lâminas, para atletas transfemurais, o ideal é utilizar um joelho esportivo, que terá resposta mais rápida para acompanhar o desempenho do atleta nas pistas.

 

QUADRIL

 

Na desarticulação do quadril, a amputação é realizada na área da articulação do quadril. Como consequência desse tipo de amputação, a bacia terá que controlar a prótese.

Para a protetização, são necessários um pé protético, uma articulação do joelho, uma articulação de quadril, adaptadores e elementos de conexão para o encaixe protético. O encaixe é o item mais importante, pois ele que faz a ligação com a prótese ao membro residual. Os Joelhos mais recomendados para este nível de amputação são os policêntricos ou eletrônicos.

Articulação de Quadril

Articulação de Quadril

As articulações de quadril possuem modelos simples e outros mais avançados, como o Helix 3D, que é capaz de controlar hidraulicamente movimentos tridimensionais na fase de balanço e na fase de apoio, proporcionando ao usuário uma marcha segura e mais natural.

 

 

 

ÓRTESE KAFO